terça-feira, 8 de julho de 2014

Antologia Florbela Espanca e convidados







APRESENTAÇÃO DA ANTOLOGIA

MARCOS ASSUMPÇÃO

É cantor, compositor, escritor e instrumentista. Ao longo de sua carreira, gravou o cd A FLOR DE FLORBELA, onde musicou 17 sonetos de Florbela Espanca e escreveu o livro DOIS OLHARES SOBRE FLORBELA  ESPANCA.


AUTORES


ALESSANDRA DOSSENA

Alessandra Dossena é curitibana, administradora de empresas e atua na iniciativa privada. Porém, os livros e a magia das palavras sempre foram uma paixão. Autora de contos e poesias, também escreve romances e literatura fantástica. Em 2012, iniciou sua carreira de escritora publicando seu primeiro livro, a coletânea de poesias intitulada Sonhando & Poetizando e em novembro de 2013 lançou seu segundo livro: “O diário de Lirityl, um livro de contos direcionado para o público infanto-juvenil.










ALFREDO DE SOUSA PEREIRA

Alfredo de Sousa Pereira (Alsoupe), nasceu a 1 de Março de 1940 em Riachos, Torres Novas, onde concluiu o Curso Geral dos Liceus. Aos 21 anos foi para Moçambique, onde trabalhou como funcionário público (Beira, L,Marques, Xai-Xai e Gurúè) de 1961 a 1975. Em 2012 editou um livro de poesias intitulado   “Os Caminhos do Poeta”. 











ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA

Nascida em 1958, é natural de Juiz de Fora (MG). Veio para o Espírito Santo em 1977, desembarcando com a família na antiga rodoviária de Vitória, imediações do Parque Moscoso, em dia claro, de céu muito azul. A família Siqueira se estabeleceu em Vila Velha. Ana graduou-se em Letras, iniciando na Universidade suas publicações literárias. Autora de “Poema deitado no seu peito, um jogo de amarelinha”(Scortecci Editora, 2012), participa das antologias do Selo Editorial Rebra/Scortecci e de edições bilíngues/ Intercâmbios Culturais (Universidade Federal da Paraíba e outros países; Edições Mandala, na Itália).






ANDRÉ PEREIRA

Falta biografia














ANA DIAS

Ana Maria de Oliveira Dias nasceu a 12 de Fevereiro de 1952, na República de Moçambique. É professora do 3º Ciclo e Secundário. Tem vindo a participar em várias Antologias nacionais. Tem vários livros publicados, desde Contos Infanto-Juvenis e outros, crítica literária, poesia, prosa-poética.







ARLETE TRENTINI DOS SANTOS

Arlete Trentini dos Santos,nascida em terras catarinenses no ano de 1952. Casada com o poeta Bridon desde 1969. Mãe de 4 filhos e avó de 5 netinhos. Na vida é aprendiz de tudo. No campo literário já recebeu prêmios e comendas. Colunista do Jornal Sem Fronteiras. Membro da  SEG - Sociedade  Escritores Gaspar.









BENEDITA AZEVEDO

Benedita Azevedo, filha de Euzébio Alberto da Silva e Rosenda Matos da Silva, graduada em Letras, pós-graduada em Linguística, escritora, poeta e haicaísta. Recebeu vários prêmios e comendas, inclusive, o 1º lugar no 17º Encontro Brasileiro de Haicai / 2005, o 1º lugar, na V Edição do Concurso Nacional de Haicai Caminho das Águas, Santos, SP/2011. Publicou 19 livros individuais, 01 em parceria com Demétrio Sena; organizou 17 antologias e tem participações em jornais, revista, sites e mais de 60 antologias.






CARLOS ALBERTO CUNHA LIBERAL
(Não enviou biografia)





CARMEN HUSSEIN

Poeta e professora universitária de Psicologia. É  Mestre e Doutora e tem um estágio de pós-doutorado nesta área no IPUSP. Publicou vários livros e artigos em revistas neste tema. Recebeu 5 distinções internacionais pela sua vida profissional. Tem afinidade com a poesia. Publicou cerca de 1000 poesias. Ganhou vários prêmios,condecorações,concursos nacionais e alguns internacionais. Tem 90  Antologias sendo que 25 delas  estão divulgadas no exterior  em português, espanhol, francês e holandês. Tem ainda 19 livros de Poesias, sendo que 5 deles divulgados no exterior em português, espanhol, inglês e alemão O site é www.carmenluciahussein.com.br .
A sua obra está no site--www.livrariacultura.com.br.




CERES MARYLISE

Ceres Marylise Rebouças de Souza é grapiúna, da terra de Jorge Amado, nascida no sul da Bahia, de mar e muitos rios, clima ameno, mata atlântica onde chove bastante, na cidade de Ubaitaba. Reside em Itabuna, na mesma região. Recentemente premiada com o troféu Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade em Itabira – MG, no próximo mês de agosto será condecorada com medalha e diploma Pablo Neruda em Santiago do Chile e receberá a comenda Luís Vaz de Camões do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa e Real Gabinete Internacional no Gabinete Português de Leitura em Salvador, capital da Bahia.

CONCEIÇÃO OLIVEIRA
Conceição Maia Rocha de Oliveira nasceu em Aveiro, Portugal.
Formou-se pela Escola do Magistério Primário (Aveiro). Estudou na Alliance Française: Diplôme Pratique e Diplôme de Langue Française. Frequentou Línguas e Literaturas Modernas - Universidade de Coimbra. É licenciada em Português e Francês (Ensino) pela Universidade de Aveiro. Exerceu docência nos vários graus de ensino, durante 38 anos. Aposentada da docência, dedica-se à escrita; Dois livros publicados e participação em várias Coletâneas e Antologias – Poesia e Prosa, entre Portugal, Suíça e Brasil.





CRISTIANO REGIS

Cristiniano  Francisco Regis  (Cristiano Regis) nascido em 07/07/1958
na fazenda campinas no Município de Mamanguape no estado da paraíba
e escritor poeta  contista, escreveu o livro o PE de mulungu publicado em
2013 participou da antologia de camões e seus convidados com o poema 
espelho.









DANIEL DE CULLÁ

Daniel de Cullá. Poeta, escritor, pintor e fotógrafo, membro fundador da revista literária  Galo Tricolor. É membro da Associação Colegial de Escritores de Espanha. Na actualidade participa em espectáculos que fundem poesia, música e teatro. Dirige a revista de Arte e Cultura ROBESPIERRE.












DELMAR MAIA GONÇALVES

Delmar Maia Gonçalves nasceu a 5 de Julho de 1969, em Quelimane/Moçambique. 
É Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora.
Publicou os livros Moçambique Novo, o Enigma”, “Moçambiquizando”, “Afrozambeziando Ninfas e Deusas”, “Mestiço de Corpo Inteiro”,  “Entre dois rios com margens” e “Mares de Olhares em Mestiçagens de Poesia”. 









ELOISA HELENA CAVALCANTI BARROSO

Eloisa Helena Cavalcanti Barroso Nasceu no Rio de Janeiro em 17 de agosto de 1958. Formada em Biblioteconomia e Teatro. É membro de algumas Academias no Brasil e no exterior. Seu primeiro livro recebeu o “Prêmio Claudio Souza” de melhor dramaturgia, organização da Literarte – Petrópolis (2012). Recebeu o Prêmio Menção Honrosa do 4° Concurso Literário Nacional Prêmio Buriti 2013 com o conto “Tia Madinha”, com publicação inclusive.







FRANCISCO GRÁCIO GONÇALVES

Francisco Grácio Gonçalves ou Lefteris Kablianis (pseudónimo) nasceu em Atenas. Desde cedo sentiu fascínio pelas letras e pela história, áreas que começou a desenvolver desde muito novo. Expandiu os seus estudos em vários domínios – a egiptologia, a história antiga, as ciências da educação, a língua e cultura portuguesas e o ensino do português para estrangeiros. Desde o lançamento da sua primeira obra poética “O Beijo do Silêncio” tem participado em várias publicações literárias, em prosa e em poesia. É também autor e colaborador em obras e artigos científico-pedagógicos e literários.






GISELA TORQUATO COSME

Gisela Torquato Cosme nasceu em Luanda no ano de 1982 aonde permaneceu até aos 6 anos de idade.
No ano de 2007 licenciou-se em Sociologia pela Universidade de Évora. Atualmente exerce funções na área infantil e social. Escreve poemas, contos infantis, escrita motivacional e notas bíblicas.










GISLAINE LIMA

Gislaine Lima, educadora, alfabetizadora, residente em São Paulo - SP, casada, 29, sem filhos, apaixonada pelos alunos e pelos livros. Participações: 4ª Antologia Poética da ALAF, Antologia Palavras Sem Fronteiras – III – Brasil/Argentina, (Ed. Literarte). Antologias “Recanto das Poesias”, “Meus Rabiscos de Poesias” e “Meus Segredos de Amor” (Ed. PerSe). Coletânea “Melhores Contistas 2013” (Ed. Mágico de OZ). Antologia do “Céu ao Inferno” (Ed. Narvas).  Recebeu o Prêmio Literarte de Cultura 2013 e Prêmio Luso-brasileiro de Contistas 2013. Sempre amante das letras, faz poesia desde a adolescência e nunca dispensa uma boa leitura!






IZABELLE VALLADARES

Izabelle Valladares, nascida em 13 de maio de 1975, autora de diversos livros, escreve de forma simples, com ênfase no regionalismo e com forte tendência à realidade de finais infelizes. Gosta que seus textos sejam borbulhantes para a nossa inteligência e estimulante ao espírito. Autora dos romances: “A cúpula das vaidades”, “O regresso de
Atlântida”, “Ecstasy”, “A colecionadora de espíritos”, do livro de humor “Quem disse que só fazemos amor? Volumes 1 e 2”, dos livros infantis “Heitor Flexter, o menino herói”; “A Viagem Mágica de Bia e Dora”; “A Viagem da Chuva”, “Crônicas de Tartan”, além de que participou de dezenas
de antologias e as organizou.









J.C. BRIDON 

JÚLIO CESAR BRIDON DOS SANTOS.Tendo como berço a cidade de Gaspar,em Santa Catarina, transformei, através da prosa e dos versos, minha vida. Sou poeta e escritor, adotando o nome artístico de JC BRIDON. Já publiquei 12 livros, sendo 2 em Frances e um bilíngue: inglês/português.   Viajei parte do mundo, visitando Estados Unidos e  Países da Europa, doando livros às Embaixadas Brasileiras. De passatempo virou mania e de mania o começo de um sonho. Sou assim, um poeta sonhador, que faz dos seus versos um caminhar calmo e sereno.






JOSÉ DONIZETTI

José Donizetti Nicolini Gonçales - Paulista, nasceu em São Manuel – SP, em 04.05.1962 – Residente desde 1969 em Osasco – SP. É associado LITERARTE. Membro da Academia de Letras e Artes de Goiás, de Vitória – ES e do Núcleo Acadêmico de Buenos Aires, Academia de Artes de Cabo Frio - ARTPOP. Ainda da União dos Escritores e Poeta de Barueri - “Operários das Letras” e do Maepo - “movimentos de artistas e poetas de Osasco”, em São Paulo.









JOSÉ JOÃO CRUZ FILHO

José João da Cruz Filho, brasileiro, nascido no estado do Maranhão. Filho de José João da Cruz e Rosalina da Silva Cruz. Participando de algumas Antologias nacionais: Antologias da CBJE vol. 94/96/99/100 e Melhores poesias de 2.013. IV Antologia poética da ALAF. Coletânea Eldorado Vol. XXIV . Internacionais: V Antologia de Poetas Lusófonos e Convidados de Luis Vaz de Camões.









LETÍCIA ADRIANA SANTOS

Doutora, Mestre em Linguística e Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Professora adjunto da Universidade Estadual do Ceará e Professora Titular do Centro Universitário Estácio do Ceará. Atualmente é Diretora do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará e Pró-Reitora de Pós- Graduação, Pesquisa e Extensão da Estácio do Ceará. Editora Científica e Membro dos Conselhos Editoriais das Revistas ANIMA, CORPVS e JURÍDICA da Estácio do Ceará. Membro Efetivo, ocupando a cadeira 22, da Academia Feminina de Letras do Ceará-AFELCE.







MAIRA MENDONÇA

Maira Suzeth Mendonça de nome artistico „Suze-May“, nasceu aos 22 de Agosto de 1990, nacional de Angola, natural de Cabinda, filha de Adao João Antonio e de Nazaré da Silva Mendonça; solteira. Licenciada em administração pública federal pelo Instituto Federal de seguros da Alemanha. Funcionaria do BANCO MILLENNIUM ANGOLA, como assistente comercial corporate. Membro da associação dos Angolanos Imbondeiro. Escritora de poesias; começou a escrever poesias com apenas 12 anos de idade.






MARCELO GOMES JORGE FERES

Nascido em 06/07/1957, na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro. Graduado em Administração pela EBAP/FGV, Rio de Janeiro, em 1979; graduado e pós-graduado em Direito pela UNESA, Rio de Janeiro, em 2005. Pós-graduado em Filosofia, pela Gama Filho, São Paulo, em 2013. Publicou 11 livros, e participa de diversas coletâneas literárias, desde 1987.










MARIA DO SOCORRO CAVALCANTI

Maria do Socorro Cavalcanti, Brasileira, escritora e poeta,  autora de 6 livros, Vice-presidente da Academia de Letras e Artes do Ceará, Presidente de Honra da Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró, Sócia do Nucleo Acadêmico de Letras de Lisboa,  Embaixadora da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, detentora dos troféus: Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Diamonds of Art and Education Austrian, da Sociedade Europeia de Belas Artes - Viena /Áustria.








MARIA LUIZA VARGAS RAMOS

Maria Luiza Vargas Ramos nasceu em Alegrete-RS, em 09 de novembro de 1952. Formada em Letras, fez Mestrado em Literatura Brasileira na UFSC e Doutorado na UFRGS, defendendo teses sobre a Dramaturgia de Nelson Rodrigues. Tem três livros de crônicas publicados: “Gazeteando” (De Gaspari, 2007), “Simplesmente Maria” (2012) e “ Pimenta de Cheiro”(2013); um de contos - “Decifra-me” (2013) e outro de literatura infantil - “A menina do Não e outras histórias” (2013), todos com o selo da Alternativa. Mora em Florianópolis-SC e escreve regularmente no blog “Simplesmente Maria”.






MARTHA TAVARES PEZZINI

Martha Tavares Pezzini nasceu em São Pedro dos Ferros, MG. Escreveu um livro: Vieiras e Tavares – genealogia e lembranças. Criou o blog: Sobre Livros e Autores/ marthatavaresspf.blogspot.comque a tornou conhecida e onde publica  o que escreve. Participa de várias antologias. É membro da Literarte e da REBRA. Recebeu o Prêmio Cultural Literarte 2014. Pertence às Academias de Letras de Goiás, de Fortaleza e de Valparaiso, Chile.













MOEMA TAVARES
(não enviou biografia)




MÚCIO GOES

Múcio Góes, apanhador de versos flutuantes e depois. Dessa vez nasceu em Palmares-PE no dia de Iemanjá do século que passou. Dos versos já capturados veem-se em Grãos ao alto! [Ed A árvore dos poemas 2009] e incensos, insônias, silêncios e outros sons [Ed Nossa Livraria 2010], Haicaos, parceria com a poeta Sandra Regina [Ed Limiar - 2012],  O avesso e o verso [Ed Limiar – 2013]. Atualmente escreve no blog Traversuras e Facebook.








RENATA CARONE SBÓRGIA

Renata Carone Sborgia nasceu em Ribeirão Preto, SP. É bacharela em Direito e em Letras. Mestra em Psicologia Social pela USP. Especialista em Língua Portuguesa e Pós-Graduada pela PUC/SP e FGV/RJ em Direitos Humanos e Gestão Educacional. Membro imortal da Academia de Educação(ARE). Docente, Educadora, Pesquisadora-USP-, Consultora de Português , Literária e Oratória, Escritora-vários livros publicados com temas ligados ao Português, Educação, Tabagismo, Literatura e Enxaqueca. Escreve na mídia impressa e virtual também.








ROBERTO FERRARI

Roberto Ferrari nasceu a 23 de abril de 1957 no Brasil. É engenheiro, analista de sistemas, administrador de empresas, poeta, escritor e comunicador.
Já publicou os livros Sublime Amor, Ventos da Paixão, Identidade Assassina e Fundamental como o Amor. Está presente em várias Antologias e é membro de várias Academias de Letras, entre elas a Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, Paris.





ROOSEVELT VIEIRA LEITE

Roosevelt Vieira Leite nasceu em Sobral no Ceará. Teve a primeira parte de sua educação em Fortaleza. É professor da rede pública em Sergipe. Foi professor universitário na Universidade Estadual Vale do Acaraú. É filho da escritora cearense Helenice Vieira Leite, advogada e formada em Ciências Sociais, uma das fundadoras da Casa Juvenal Galeno (Um centro cultural feminino de letras e artes, muito respeitado no Ceará). Sempre viveu no ambiente acadêmico e no mundo das idéias. Atualmente escreve em sites da internet divulgando suas idéias para o mundo. É um dos fundadores do movimento torto (Um site de acadêmicos que promove a cultura e o incentivo à crítica e à arte) em Sergipe.







ROSELI HÜBLER

Roseli Hübler de formação é advogada atuante. Publicou Andarilhos do Tempo I e II, O Peso do Silêncio e Fronteiras da vida.  Ao estruturar estes romances, a autora quebrou o paradigma da forma convencional ao inserir, entre alguns capítulos, o que chamou de “reflexão”, expandindo seu papel de narradora e tornando-se uma amiga que conosco pondera sobre temas tão relevantes.










ROVANA CHAVES

De Palmeira das Missões/RS (Brasil), Rovana Chaves é professora de Língua Portuguesa e Literatura – com graduação, especialização e mestrado em Letras – além de Bacharel em Direito. Tem trabalhos em várias coletâneas pelo Brasil, como nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Rio Grande do Sul além de publicações científicas. É vencedora da IV Bolsa de Prosa e Poesia pelo Rotary Clube de Portugal – Lisboa, além de estar entre os melhores contistas brasileiros/2013 no Prêmio Luso-brasileiro, linha contos e ser Membro do Núcleo Acadêmico de Literatura e Arte de Buenos Aires.






SANDRA FERRARI RADICH
Sandra Ferrari nasceu no Rio de Janeiro – RJ e reside em Americana - SP. Fez Letras Português e literatura e pós-graduação em Língua Portuguesa com Ênfase na Formação do Leitor - UNIMEP - Piracicaba - SP. É Professora, Escritora e Poeta, se dedica a escrever contos, crônicas e poemas e têm alguns de seus trabalhos publicados em antologias.






SÉRGIO BORSOI JÚNIOR
Sérgio Ribeiro Borsoi Júnior, 21 anos, estudante da Universidade Federal Fluminense e nascido no Rio de Janeiro. Membro da academia de letras e artes de fortaleza, membro da academia de letras e artes de Buenos Aires, participou de várias antologias, escreve no site da Literarte, Casa da poesia e recanto das letras. Conluindo um romance juvenil e em breve lançará sua antologia poética. Possui um lado de sua vida voltado para as artes, músico e amante da natureza. Contato: sergioborsoi_junior@yahoo.com.br






SOLANGE FIGUEIREDO

SOL Figueiredo – Solange da Silva Figueiredo professora, tutora, escritora e poeta. Acadêmica na FEBACLA, na ALB/Suíça e na Academia de Letras de Marataízes. Comendadora da Cidade do Rio de Janeiro e Embaixadora da Paz. Dentre as 15 antologias que participou, três são internacionais.









STELA OLIVEIRA

Maria Stela de Oliveira Gomes é mineira de Abre Campo, mas reside atualmente em Governador Valadares - MG. É graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. Trabalhou muitos anos como Professora e Pedagoga em uma escola pública onde coordenava concurso de poesia, sarau poético e projeto de leitura. É Escritora, Poeta, Artista Plástica, membro da Academia Valadarense de Letras, Secretária da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Rio Doce e Delegada Cultural. Possui obras publicadas em jornais, revistas, antologias e o romance "Marcas de Sofrimento e Esperança".






VALÉRIA SCHMITT

Valéria Schmitt é dentista e escritora brasileira, nascida em Pitangui, MG.     Em 1989 graduou-se em Odontologia pela Universidade de Itaúna, e, desde então, tem escrito inúmeras publicações na sua área ou em outras áreas.     Em 2008 publicou seu primeiro livro, "A Lei da Atração".     De 2008 a 2010 escreveu para o Jornal Sétima Vila em Pitangui.     Em 2009 escreveu seu segundo livro, "Muito Além do Passado", cuja história se passa na França do século XVIII e fala sobre o tema Terapia de Vidas Passadas.     Em 2011 mudou-se para os Estados Unidos por seis meses, a fim de poder escrever "Outono" que é seu terceiro livro e seu primeiro trabalho para adolescentes.







VALQUÍRIA GUILLEMIN
Nasceu em João Pessoa  Brasil. Naturalizada Suissa onde mora, desde 1997. Diplomada em Letras. Lecionou língua portuguesa em escolas privadas e públicas de Florianópolis, e, língua portuguesa para estrangeiro. É artista plástica e escritora. Exposições na Europa e no Brasil. Publicações : livro de arte Valquiria ImperianoCofre Aberto – poesias  e  Espelho meu Espelho arte e poesia; Antologias  Mil Poemas para Gonçalves Dias; Antologia  Vingança 2; 4ª Antologia Poética da ALAF ; Antologia Trajes poéticos, Antologia Nós Somos Brasileiros poemas e contos, 4ª Antologia do Varal, Lindas Lendas Brasileiras.


























3 comentários:

  1. Muito grata, muito emocionada! É um privilégio poder fazer parte desta Antologia, ombreando com poetas de grande craveira!
    O meu abraço a todos os organizadores e participantes!
    ;)

    ResponderEliminar
  2. Una delicia participar con tan bellas e interesantes plumas.

    ResponderEliminar

Copyright © 2015 Mágico de Oz - Eventos